Conheça a história do Dia da Mulher e porque é comemorada mundialmente
Comemorar o dia Internacional da Mulher, vai muito além de mandar flores, chocolates ou entregar uma lembrancinha para dia da mulher. A ideia deste dia, é conservar, reafirmar e principalmente, promover as conquistas pelos direitos iguais. Tanto das mulheres como dos homens.
Por isso, no mês especial à mulher, criamos este texto sobre o dia da mulher, e a sua importância. Até porque, sem as mulheres para usar os vários modelinhos que temos em nosso site, não teríamos todo o sucesso de hoje. Confira!
Como surgiu o dia da mulher
No século XIX, centenas de operárias morreram queimadas em uma fábrica têxtil em Nova York. Estas mulheres, estavam lutando para reivindicar a redução da sua jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.
Com isso, em 1911, foi instituída a comemoração de 8 de março, dia da mulher em todo o mundo.
Mas a luta pela igualdade não parou por aí. Até hoje, as mulheres do mundo todo continuam demonstrando sua força pelas ruas. Só em 2017, por exemplo, milhões de mulheres do mundo todo participaram de mais de 600 passeatas para protestar contra o machismo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
As redes sociais foram a sua principal arma para os protestos, as mulheres iniciaram também os movimentos #MeToo e #TimesUp, que chamam a atenção para o assédio sexual dentro e fora do ambiente de trabalho.
A cada ano, o Dia Internacional da Mulher tem um tema. O de 2019 é “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação“. Segundo a ONU Mulheres, a representatividade feminina é insuficiente nos campos de ciência, tecnologia, matemática e design, o que acaba impedindo “o desenvolvimento de inovações ao gênero que permitam alcançar benefícios transformadores para a sociedade”.
Para a organização, ” é vital que as ideias e as experiências de mulheres influenciem por igual o desenho e a aplicação das inovações que conformarão as sociedades do futuro.”
Por que é necessário existir um dia dedicado à mulher?
Apesar de no Brasil, as mulheres terem um nível de formação superior ao dos homens, elas ocupam apenas 39% dos cargos gerencias nas empresas. Estes números nos fazem pensar, o porquê de tão importante, enfatizarmos cada vez mais campanhas como esta.
Conquistar direitos e um lugar justo na sociedade, sem qualquer comparação ou inferiorização dependente dos sexos, fazem parte deste movimento que corre por todo o mundo. E aqui na Praaiah, nós apoiamos!
Escrito por Gustavo Sousa.
Deixe seu comentário